Rotina ginecológica
- thaysgomes929
- há 6 dias
- 1 min de leitura
A consulta ginecológica é constituída por meio de uma anamnese detalhada, um exame físico direcionado e exames complementares direcionados às suas queixas e sua faixa etária. A anamnese é o momento em que conversamos, ouço suas queixas e suas dúvidas. Além disso, detalhamos seu histórico de saúde pessoal, histórico ginecológico e obstétrico, histórico familiar e fatores de risco para doenças. Faz parte também esmiuçar como anda a sua qualidade de vida, entendendo sua rotina, seus hábitos como alimentação, atividade física e sono.

Em relação ao exame físico ginecológico, destaca-se a avaliação das mamas e pelve. No primeiro, observa-se alterações visíveis durante inspeção estática ou por meio de manobras, busca por nodulações, linfonodos (popularmente conhecidos como ínguas) e descargas papilares. Quando examinamos a pelve, pode fazê-lo por meio do toque vaginal e exame especular facilitado pelo aparelho espéculo ou bico de pato.
Dentre os exames, temos aqueles de rastreio para cânceres ginecológicos, como Citopatologia Oncótica (o Papanicolau) e Mamografia. O preventivo auxilia na detecção de alterações celulares indicativas de câncer de colo uterino que, quando diagnosticado precocemente, é possível tratar de forma definitiva e com altas chances de cura. Já a mamografia é realizada a partir de 40 anos, ou antes dependendo do histórico pessoal ou familiar, a fim de diagnosticar o câncer de mama em estágios iniciais antes mesmo de apresentar sintomas. Além desses, faz parte também a realização de exames de sorologias para investigação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).



Comentários